O presidente da Fusve, administrador Gustavo Amaral, recebeu a medalha Henrietta Lacks (HeLa) na noite da sexta-feira, 12, durante a cerimônia de abertura do 49º Congresso Estadual de Ginecologia e Obstetrícia do Rio de Janeiro, no Hotel Windsor, na Barra da Tijuca, zona sudoeste da capital fluminense.
A distinção é concedida anualmente pela Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Rio de Janeiro (SGORJ) a personalidades que se destacaram de forma notável em suas áreas de atuação e que contribuíram de maneira significativa para o desenvolvimento e valorização da sociedade.
O presidente da SGORJ Sílvio Silva Fernandes fez a entrega da medalha e destacou a atuação de Gustavo Amaral à frente da Fusve e sua importância na reestruturação do Hospital Mário Kroeff, pioneiro no tratamento oncológico no Rio de Janeiro, incorporado pela Fundação Severino Sombra em 2024.
A entrega da honraria foi marcada pela emoção. Sílvio Fernandes leu uma pequena biografia de Gustavo Amaral e levou o administrador vassourense às lágrimas. Lembrou passagens marcantes da história do homenageado, como o tempo em que foi frentista no Posto do Guguta, no centro de Vassouras; a perda do pai, Marino Amaral, e do irmão, Guguta. Além de destacar a proximidade com a mãe, dona Lucinha Oliveira, e a história construída por Gustavo na Fusve a partir da eleição do amigo, Marco Capute, para a presidência da instituição.
Em números, Sílvio Fernandes mostrou a importância da gestão de Gustavo Amaral para a recuperação do Hospital Mario Kroeff, que a partir da Fusve aumentou o número de atendimentos, ganhou novos equipamentos e ampliou suas instalações. Gustavo Amaral se aproximou do hospital ainda na gestão do presidente Marco Capute. Preocupada com os rumos do hospital oncológico, a médica Marina Kroeff pediu apoio à Fusve. Capute solicitou que o então vice-presidente Gustavo Amaral auxiliasse na administração do HMK. “Conheci a instituição e me apaixonei pelo trabalho, pela dedicação destes profissionais. Não consegui me afastar nunca mais. Um hospital que atende pelo SUS, que sobrevive com doações e atende a tanta gente que busca um tratamento oncológico com um tratamento humano, de excelência”, comentou Gustavo Amaral. Já na presidência da Fusve, Gustavo Amaral liderou o processo de incorporação do HMK pela instituição, concluído ano passado.
Data Protection Officer (DPO)
Encarregada de Dados:
Brotto e Campelo Advogados Associados
E-mail: dpo.lgpd@univassouras.edu.br
Av. Expedicionário Osvaldo de Almeida Ramos, 280 - Centro, Vassouras - RJ, 27700-000
© 2025 Fundação Severino Sombra. Todos os direitos reservados