Principal prestadora privada de serviços oncológicos ao SUS no estado do Rio de Janeiro, a Fundação Severino Sombra participou do evento oficial referente ao Dia Mundial do Câncer na sede do Instituto Nacional de Câncer, nesta quarta-feira, 4, na região central do Rio de Janeiro.
O presidente da Fusve, administrador Gustavo Amaral, participou de um encontro com o diretor-geral do INCA, Roberto Gil, e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Na pauta da conversa, o projeto pioneiro, capitaneado pela Fundação Severino Sombra, de implantação do primeiro Centro de Protonterapia do país. Segundo Gustavo Amaral, o ministro se mostrou receptivo e, em breve, o receberá em Brasília para discutir sobre o projeto.
Acompanhado de Sílvio Fernandes, diretor médico do Hospital Mário Kroeff, do físico médico Hélio Salmon, responsável técnico pelo projeto de Protonterapia, do diretor geral do HMK Maurício Delgado, além do representante no Brasil da empresa belga Ion Beam Applications (IBA) detentora da tecnologia, Mauro Ferreira, Gustavo Amaral encontrou-se também com o secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz. Participação importante da instituição que contribui significativamente no combate ao câncer no Rio de Janeiro.
Gustavo declarou ainda que “projetos transformadores dessa natureza, como a Protonterapia, são complexos, longos e não se constroem sozinhos. Então alguém precisa dar o primeiro passo, e esse alguém fomos nós, a Fundação Severino Sombra, em parceria futura com o INCA”.

Data Protection Officer (DPO)
Encarregada de Dados:
Brotto e Campelo Advogados Associados
E-mail: dpo.lgpd@univassouras.edu.br
Av. Expedicionário Osvaldo de Almeida Ramos, 280 - Centro, Vassouras - RJ, 27700-000
© 2025 Fundação Severino Sombra. Todos os direitos reservados